Unidavi e município de Laurentino firmam convênio do Programa Universidade Gratuita com foco na contrapartida estudantil
Com a participação de representantes do município de Laurentino e do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi) foi formalizada agora em outubro a assinatura do termo de convênio do Programa Universidade Gratuita, iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina que garante o acesso gratuito ao ensino superior a estudantes catarinenses.
Para o Pró reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi, Prof. M.e Charles Roberto Hasse, o convênio firmado tem como objetivo viabilizar a execução da contrapartida dos estudantes beneficiários do programa, que deverão desenvolver atividades de interesse público e comunitário no próprio município. Essas ações poderão ocorrer em áreas como educação, saúde, cultura, meio ambiente, gestão e assistência social, reforçando o compromisso de retorno social do investimento realizado pelo Estado.
“Mais do que uma bolsa de estudos, o Universidade Gratuita representa um compromisso compartilhado entre Estado, universidade, municípios e estudantes. A contrapartida é uma forma concreta de retribuir à sociedade o investimento realizado na formação acadêmica”,
destacou o reitor da Unidavi, Prof. Alcir Teixeira.
O prefeito de Laurentino, Agenor Avi, ressaltou que a parceria reforça o papel estratégico da educação no desenvolvimento regional:
“A presença da Unidavi e a adesão ao Programa Universidade Gratuita significam oportunidade, inclusão e fortalecimento das políticas públicas locais. Os estudantes que hoje recebem esse apoio são os profissionais que amanhã contribuirão diretamente com o progresso de Laurentino.”
Com a assinatura do convênio, os egressos residentes no Alto Vale e que foram contemplados pelo Programa Universidade Gratuita poderão realizar suas atividades de contrapartida em nossa região, aproximando ainda mais a universidade das demandas locais e promovendo integração entre formação acadêmica e cidadania.