Reunião discute Plano de Contingência nas Unidades Básicas de Saúde de Rio do Sul
Na sexta-feira, 26 de abril, um grupo de profissionais da saúde se reuniu na Sala dos Conselhos da Unidavi para discutir o desenvolvimento do Plano de Contingência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rio do Sul. O encontro contou com a participação ativa de enfermeiras das UBS, essenciais no cenário da 3ª Fase do Curso de Medicina, na Unidade Curricular Conhecimentos Gerais III – Empreendedorismo.
Durante a reunião, foram abordados temas cruciais para a elaboração do plano, incluindo estratégias de resposta rápida em situações de emergência e o papel das UBS na integração com a comunidade local. ”Este encontro foi vital para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara da importância de seus papéis e responsabilidades no fortalecimento das nossas UBS,” comentou o Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unidavi e responsável pela organização da reunião, Profº M.e Charles Roberto Hasse.
”Estamos confiantes de que o diálogo estabelecido não só melhorará a resposta a emergências, mas também fortalecerá o sistema de saúde pública em nossa comunidade,” acrescentou a Profª Mª Anielle Gonçalves de Oliveira, coordenadora do projeto junto à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa é vista como um passo importante na preparação e resposta a contingências, priorizando a salvaguarda da população.