Se você acabou de sair do ensino médio ou está há algum tempo fora da sala de aula e ainda não tem certeza se deve fazer uma faculdade, nós elaboramos uma lista com quatro motivos para você não perder mais tempo e começar agora uma faculdade ou voltar a fazer aquela que trancou.
1 – Desenvolvimento pessoal
Começar uma graduação implica uma reorganização de vida e o início de um ciclo que vai trazer muito crescimento pessoal. É o que aconteceu com a acadêmica da quinta fase de Administração da Unidavi, Maryah Dolzan Butzke, de 22 anos.
“No ensino médio eu só estudava. E quando eu comecei a graduação, passei a trabalhar também. Antes eu achava que quando eu fosse trabalhar e estudar, não teria tempo para mais nada. Mas hoje eu vejo que nós conseguimos e nos tornamos muito mais produtivos. E você percebe que está todo mundo nesse processo de reorganizar a vida e fazer o seu o melhor. E isso traz um crescimento enorme”, explica Maryah.
A acadêmica da primeira fase de Psicologia da Unidavi, Lucia Sanzinha Thiesen Schuhmacher, de 66 anos, também destaca o desenvolvimento pessoal como um dos maiores benefícios de cursar uma faculdade. Aposentada há 16 anos da área educacional, no segundo semestre de 2018, Lucia resolveu se desafiar e iniciar uma graduação.
“Em uma conversa com minha filha no ano passado, quando eu fiz algumas queixas em relação à minha rotina de vida, ela me questionou: por que não voltar a estudar? Essa pergunta me assustou. Realmente foi um susto. Sobretudo quando mencionou a faculdade de Direito, que era a graduação que ela também tinha interesse em começar. Nós duas fomos juntas fazer o processo seletivo na Unidavi, passamos e começamos a estudar”, lembra ela.
O processo de adaptação à rotina acadêmica envolveu muitos desafios. Mas Lucia superou todos “O início foi difícil. Eu não sabia como estudar e nem por onde começar. Então passei a refletir sobre como eu conseguiria absorver melhor os conteúdos. Depois de 44 anos fora dos bancos escolares, eu reaprendi a estudar”, lembra ela.
Após o primeiro semestre na faculdade de Direito da Unidavi, Lucia fez um teste vocacional e optou por fazer a transferência para o curso de Psicologia.
“Foi mais uma mudança, mais um desafio para a minha vida. E eu estou muito feliz. Eu descobri que eu tenho essa capacidade, que eu posso fazer uma faculdade e desejar até, de repente, ter uma nova profissão. Algo que eu nunca tinha pensado”, destaca ela.
2 – Network
Além do crescimento pessoal, a graduação pode ser um período propício para o desenvolvimento de uma boa rede de contatos. É o que observa o acadêmico da primeira fase do Direito da Unidavi, Ramiro Mondini Losi.
“A graduação, de qualquer modo, vai abrir portas. Eu posso me formar em Direito e não exercer, mas só pelo âmbito social que eu estou vivendo, só pelas pessoas que eu estou conhecendo, já valeria muito a pena. Daqui a pouco alguém que você conhece aqui pode precisar de um colaborador, e te chamar. Então durante a faculdade você amplia muito a agenda, os contatos. E esse é um aspecto que poucas pessoas falam”, ressalta ele.
“Essa rede de contatos que você constrói é, realmente, um aspecto muito positivo, tanto durante a graduação, quanto depois, no mercado de trabalho. Recentemente eu conheci uma estudante aqui na Unidavi que contratamos para a nossa empresa. São pessoas que você conhece de conversar no corredor, trocar ideias na sala de aula, de fazer alguma atividade junto. E é muito bom”, afirma a estudante Maryah.
3 – Preparação e segurança para a carreira profissional
Fazer a faculdade também te deixará mais preparado e seguro para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e conquistar o sucesso profissional.
“O meu pai, por exemplo, não teve a oportunidade de fazer o ensino superior. Já a minha mãe teve. E nós somos comerciantes. E o meu pai sempre falava que apesar de ter tido êxito na vida, sentia muita falta do estudo, de não ter feito um curso superior. Então isso sempre me motivou a fazer uma graduação”, lembra o acadêmico Ramiro.
“Eu já saí do ensino médio querendo fazer Direito, nem passou pela minha cabeça parar. Eu acho que hoje em dia, com o mercado de trabalho tão competitivo, não tem mais como você ficar sem uma faculdade”, ressalta a acadêmica Maryah.
4 – Ampliação da visão de mundo
Além das vantagens já citadas, é consenso entre os acadêmicos a mudança de visão de mundo que a graduação proporciona.
“Minhas perspectivas mudaram completamente. Eu vi que o mundo é bem maior do que eu achava. Porque no Ensino Médio você está em um casulo, e quando você vai para a faculdade, você conhece pessoas de todo lugar, de outras realidades. E essa vivência faz você mudar, crescer, amadurecer”, explica a acadêmica Maryah.
“A faculdade apresenta um horizonte totalmente novo pra gente. E só quem está aqui dentro consegue realmente enxergar isso. Quando eu entrei aqui dentro já vi que o mundo é bem maior, com muitas possibilidades como os intercâmbios, por exemplo”, salienta Ramiro.
“Independente do curso que você vá fazer, o que importa é que você aprende muito. Amplia as perspectivas, vê pessoas diferentes, sai de casa e não fica naquela mesmice. Todas as pessoas deveriam estudar” salienta a acadêmica Lucia.
Que tal começar agora?
Diante de tantos benefícios, que tal não perder mais tempo para conhecer esse universo de possibilidades que a faculdade oferece? A Unidavi está com processo seletivo aberto para os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Interiores, Design de Moda, Direito (Noturno), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Produção Multimídia e Sistemas de Informação, com início das aulas no segundo semestre de 2019. Ficou interessado? Entre em contato com o setor de Processo Seletivo da Unidavi pelo número 3531-6024 ou pelo e-mail seletivo@unidavi.edu.br.
“Eu aconselho as pessoas a não deixarem o tempo passar. Porque eu me arrependo de não ter iniciado antes. Estou muito feliz por ter voltado a estudar e por ter escolhido a Unidavi. Eu admiro essa instituição pela limpeza, higiene, ordem e organização. Os professores são ótimos, eu me sinto muito bem com eles. Vejo que todos são muito bem preparados e creio que a Unidavi é uma faculdade de alto nível”, finaliza a acadêmica Lucia.