Qual a área de atuação do fisioterapeuta e por que fazer Fisioterapia?

A Fisioterapia é uma área da saúde que está em grande desenvolvimento  e que possui uma ampla área de atuação. Em virtude disso, há demanda por profissionais formados no mercado de trabalho. Prova disso é que, em 2019, a Unidavi lançou a primeira turma do Curso de Fisioterapia e devido à grande procura, abriu inscrições para uma nova turma, confirmada para o segundo semestre. Um dos principais motivos para a abertura do curso foi justamente suprir a grande demanda regional que há nesta área.

Coordenador do curso de Fisioterapia na Unidavi, professor Mestre Luis Otávio Matsuda

“A população do Brasil em 2018 estava em torno de 208 milhões de habitantes. Desse total, a projeção é que cerca de 25% vai envelhecer nos próximos 10 anos. Então, em virtude desses fatores, ocorreu uma necessidade regional de implantar o curso Fisioterapia aqui no Alto Vale, visto que os fisioterapeutas têm má distribuição geográfica, tendo maior concentração em regiões maiores e menor concentração em regiões do interior”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia na Unidavi, professor Mestre Luis Otávio Matsuda.

Dê olho nesse cenário promissor, a personal trainer e bacharel em Educação Física pela Unidavi, Bruna Eduarda Christen, de 22 anos, decidiu cursar Fisioterapia. “Eu me formei em 2017 na Unidavi e fiquei um ano sem estudar. Então comecei a procurar por pós-graduações. Mas quando eu soube que ia ter a Fisioterapia eu pensei que, ao invés de fazer uma pós-graduação, eu poderia estar me especializando na Fisioterapia. Dessa forma, eu vou melhorar meu campo de trabalho e ter muito mais oportunidades profissionais”, explica ela.

Bruna Larissa Muller Paulitisky , acadêmica do curso de Fisioterapia na Unidavi

A bacharel em Educação Física e técnica em Enfermagem, Bruna Larissa Muller Paulitisky, de 31 anos, também procurou o curso de Fisioterapia visando ampliar o conhecimento e o campo de atuação profissional. “Como a área da Educação Física acaba trabalhando mais a parte de musculação, de exercício e de fortalecimento mesmo, eu busquei o curso de Fisioterapia para expandir a área de conhecimento em patologia e da própria reabilitação. Eu quis unir o útil ao agradável, alinhando os conhecimentos em Educação Física e em Fisioterapia”, esclarece.

Ketlen Caroline May, acadêmica do curso de Fisioterapia da Unidavi

Já a acadêmica Ketlen Caroline May, de 20 anos, descobriu o interesse pela Fisioterapia ao começar a trabalhar como técnica de enfermagem no Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, e acompanhar o trabalho dos fisioterapeutas na instituição. “Desde sempre eu sabia que queria trabalhar na área da saúde, mas não sabia exatamente que ia acabar na Fisioterapia. No hospital eu fui tendo contato com os profissionais, conhecendo como eles atuavam e percebendo a importância desse trabalho. E surgiu o interesse”, lembra ela.

O que faz um fisioterapeuta?

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia na Unidavi, professor Mestre Luis Otávio Matsuda, a Fisioterapia é uma profissão que trabalha com a inclusão na sociedade de uma pessoa que necessita de reabilitação. “A profissão é um braço das áreas médicas porque o paciente consegue ser inserido de novo nas suas rotinas diárias. Então é uma grande oportunidade para o formado de Fisioterapia atuar, porque ele não somente atuará no mercado, na área clínica, na área hospitalar, na docência, na pesquisa, em clubes, mas também tem a missão de conseguir resgatar toda essa estrutura física, morfofuncional do indivíduo”, esclarece.

Quanto tempo dura o curso de Fisioterapia e qual a grade curricular?

O curso de Fisioterapia da Unidavi é estruturado em cinco anos. “Nos primeiros quatro anos o acadêmico terá contato com as disciplinas teóricas e práticas, sempre colocando as especialidades em pauta. No último ano há os estágios obrigatórios do curso. Então o acadêmico terá diversos conteúdos, desde ortopedia, cardiologia, demartofuncional, fisioterapia esportiva e até fisioterapias específicas, como a fisioterapia neurológica” explica o coordenador, professor Mestre Luis Otávio Matsuda.

Bruna Eduarda Christen, acadêmica da primeira fase de Fisioterapia da Unidavi

A acadêmica da primeira fase de Fisioterapia da Unidavi, Bruna Eduarda Christen, está bastante satisfeita com a dinâmica do curso. “Para formar profissionais, principalmente na área da saúde, é preciso de muita vivência, de muita prática. E estamos tendo essas vivências desde o início do curso. Na terceira semana de aula, por exemplo, já tínhamos visitado bastante vezes os laboratórios”, lembra ela.

E qual o diferencial do curso de Fisioterapia na Unidavi?

Um dos diferenciais do curso de Fisioterapia da Unidavi são os recursos tecnológicos. “É um curso totalmente voltado às tendências tecnológicas. Então, o que há de mais moderno nos Estados Unidos, na Europa, nós estamos trazendo para o curso de Fisioterapia e utilizando esses recursos tecnológicos em prol da saúde da população” ressalta o coordenador do curso, professor Mestre Luis Otávio Matsuda.

Acadêmico da primeira fase do curso de Fisioterapia da Unidavi, Paulo Alberto Santos Lopes

É o que confirma o professor de Educação Física e acadêmico da primeira fase do curso de Fisioterapia da Unidavi, Paulo Roberto Santos Lopes, de 27 anos. “A estrutura que a Unidavi oferece é muito grande, os materiais e laboratórios são completos. Então tudo isso é um grande diferencial do curso”, explica.

“Estou gostando bastante do curso e superou as expectativas. Conhecendo a estrutura da Unidavi, os laboratórios, nós ficamos fascinados. É tudo muito diferente do que eu já tinha visto e já tinha estudado também. Os professores são excelentes e o coordenador é muito presente. Então está sendo muito bom”, reitera a acadêmica Ketlen Caroline May.

Professores capacitados

Outro ponto a se destacar no curso de Fisioterapia da Unidavi é o corpo docente, que possui formação acadêmica e vasta experiência no campo profissional.

“Nós temos professores especialistas, mestres e doutores em diversas áreas, tanto em áreas ortopédicas, neurológicas, quanto em áreas cardiovasculares. E além dessa formação, eles possuem muita experiência clínica, o que é de extrema importância para a formação dos acadêmicos”, destaca o coordenador do curso de Fisioterapia, professor Mestre Luis Otávio Matsuda.

Onde trabalhar?

A área de Fisioterapia abrange diversas especialidades clínicas como: Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Cardiopulmonar, Fisioterapia Dermatofuncional, Fisioterapia Neurológica, Fisioterapia em UTI, Fisioterapia Uroginecológica e Fisioterapia Esportiva. Dessa forma, a atuação do fisioterapeuta vai além do ambiente clínico e se expande a vários nichos vinculados à saúde como hospitais e unidades de saúde. O profissional pode trabalhar também em indústrias, empresas, escolas, universidades e clubes.

“Eu pretendo atuar na área desportiva e conciliar com a minha profissão de personal trainer. Mas eu vejo que dentro da Fisioterapia existem muitas especialidades. E são áreas que podem ser ampliadas na nossa cidade e na nossa região”, destaca a acadêmica Bruna Eduarda Christen.

Werner Edevan Zimmer Junior, acadêmico de Fisioterapia da Unidavi

“Atualmente o mercado está com uma carência grande em várias áreas da Fisioterapia. Então, tendo a graduação, você já poderá escolher o campo de atuação. E há ainda a possibilidade de fazer uma pós-graduação e se especializar em uma determinada área.  Por isso, eu achei tão importante e bacana a Unidavi ter aberto o curso de Fisioterapia”, explica o acadêmico da primeira fase, Werner Edevan Zimmer Junior, de 27 anos.

“O acadêmico sai totalmente preparado para esse amplo mercado de trabalho, porque tem uma formação generalista dentro do curso”, reforça o coordenador Luis Otavio Matsuda.

Desenvolvimento e benefícios para a região do Alto Vale do Itajaí

Com a formação dos novos profissionais em Fisioterapia, a perspectiva é que a área se amplie e se desenvolva na região, proporcionando o oferecimento de uma gama maior de serviços nas diversas especialidades fisioterapêuticas.

Marisa Biesdorf , acadêmica do curso de Fisioterapia da Unidavi

“Vejo essa abertura do curso de Fisioterapia na Unidavi como um crescimento enorme para o Alto Vale do Itajaí. Será uma renovação para toda região. Estamos em busca do aprimoramento constante e eu, como Educadora Física, sentia a necessidade de somar essas duas áreas: treinamento e reabilitação.  Estou amando o curso!” destaca a educadora física Marisa Biesdorf, de 32 anos.

O professor Paulo Alberto Santos Lopes também acredita que a formação de novos fisioterapeutas vai impactar positivamente na qualidade de vida da comunidade do Alto Vale do Itajaí  “A população da região ganha pois é enorme o número de pessoas, e de todas as idades, que precisam do serviço do profissional de Fisioterapia. Há muita demanda para os profissionais. É uma área muito grande, é um campo de atuação muito amplo. Por isso eu aconselho quem está pensando em ingressar na Fisioterapia a encarar este desafio. Eu não me arrependo de nada e estou muito feliz por ter decidido iniciar esta segunda graduação na Unidavi”, conclui ele.

Ficou interessado em fazer Fisioterapia?

O Processo Seletivo para a segunda turma de Fisioterapia na Unidavi está aberto e ficará disponível até junho. Os estudantes que quiserem garantir a vaga para o segundo semestre poderão fazer o Seletivo e a matrícula.

O Edital completo, com todas as informações, está disponível aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.