Docente da Unidavi participa de seminário na Espanha
A professora Fernanda Souza, docente da Unidavi, participa, a partir desta terça-feira, 10 de fevereiro, do I Seminário Internacional sobre TIC y Discapacidad – Hacia sociedades inclusivas, na Universidad de Sevilla, na Espanha. Ao mesmo tempo, a participação integra o percurso de doutorado da docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Univali. Assim, a iniciativa reforça a conexão entre formação acadêmica e atuação docente na Unidavi.
Missão acadêmica amplia cooperação internacional
A presença da professora Fernanda faz parte da missão acadêmica internacional do PPGE. Nesse contexto, a missão busca fortalecer a cooperação científica e qualificar a formação de pesquisadores. Além disso, o grupo amplia a produção de conhecimento com impacto social. Com isso, também fortalece o diálogo científico em nível global.
Participam da missão a professora Fernanda Souza e a doutoranda Gissele Prette, ambas bolsistas Capes. Juntamente com elas, integram o grupo as professoras Adriana Gomes Alves e Regina Hostins. Em comum, as pesquisadoras desenvolvem estudos sobre inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino superior. Para viabilizar esse avanço, as pesquisas contam com financiamento da FAPESC e da FINEP, por meio do projeto DuaGames.
Oficinas formativas e pesquisa aplicada à inclusão
Durante a programação, o grupo realiza oficinas formativas com apoio de pesquisadores da Universidad de Sevilla. Em especial, as atividades acontecem em cooperação com os professores Dr. José María Fernández Batanero e Dr. Pedro Román Graván, do Departamento de Didáctica y Organización Educativa. Dessa forma, a missão combina troca científica e formação prática.
As oficinas utilizam o jogo analógico “Hora do TEA” como mediação pedagógica. Por meio desse recurso, o grupo estimula reflexões sobre acessibilidade, aprendizagem e práticas inclusivas. Além disso, a proposta fortalece estratégias de inclusão no ensino superior.
Seminário internacional terá apresentações e transmissão ao vivo
A agenda inclui a participação no I Seminário Internacional sobre TIC y Discapacidad, com apresentação das pesquisas em andamento. Além disso, as atividades terão transmissão ao vivo pela TV.US, canal institucional da Universidad de Sevilla. Assim, o público poderá acompanhar as apresentações nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2026.
Inscrições gratuitas seguem abertas
Quem tiver interesse em acompanhar o evento ainda pode se inscrever gratuitamente. Para isso, basta acessar o formulário no link:
👉 https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=TmhK77WBHEmpjsezG-bEacMp6dxhSAhGmyGUShKSK0FURTU5VUNDR1dJRVJCQjg1V1RFMEpCSlVaNi4u&route=shorturl