Se você tem dificuldade para organizar uma rotina de estudos ou se concentrar diante de distrações como mensagens ou redes sociais, saiba que a tecnologia pode ser usada a seu favor. Neste post vamos apresentar 7 aplicativos que podem ajudar você a ter uma rotina produtiva e a tornar o estudo uma atividade dinâmica e, por que não, prazerosa.
1 – Trello
O Trello é uma ferramenta de colaboração que organiza seus projetos ou atividades em quadros (boards). Esses quadros possuem listas de tarefas que são representadas por cartões criados pelos usuários. É possível usar o Trello de modo individual, ou em equipe. Se estiver trabalhando com mais pessoas, o Trello informa o que está sendo realizado, quem está trabalhando em quê, e as atividades que estão em andamento. Dentro dos cartões, é permitido escrever comentários, adicionar links, salvar anexos, determinar prazos e acrescentar imagens, especificando o assunto de cada um deles.
O Trello é baseado no método Kanban, um sistema de controle e gestão de estoque e fluxo de peças que se utiliza de pequenos cartões coloridos — conhecidos como post-it — e também recebe o nome de gestão visual, em razão do uso de cores como sinalizadores. Atualmente a aplicação mais comum é por meio de um quadro branco, dividido em três etapas (fazer, fazendo e feito) e a afixação dos post-its de acordo com o desenvolvimento da tarefa. A boa notícia é que o Trello pode ser utilizado tanto no computador quanto no Smartphone (Android ou iOS).
2 – Evernote
O Evernote é uma espécie de caderno virtual e um ótimo aplicativo para as pessoas que gostam de reunir um alto volume de materiais para estudar. Com ele o estudante pode organizar tarefas e registrar conteúdos de aula. É possível criar um caderno de anotações para cada disciplina, e inserir materiais em diferentes formatos, como PDF, fotos, prints de tela, apresentação de slides e gravação de áudios.
Você ainda tem a opção de capturar uma página na web, de algum assunto interessante. E, dessa forma, colocar no meio do seu caderno também, para ler mesmo sem internet. O aplicativo pode ser baixado no celular (Android ou iOS) ou ser instalado no computador.
3 – Mecflix
O Mecflix é uma plataforma de videoaulas gratuitas do Ministério da Educação (MEC) que foi desenvolvida para auxiliar o desenvolvimento do aprendizado dos estudantes. Ele pode ser usado mesmo por quem não está mais no ensino médio e funciona no modelo de educação a distância (EAD), de forma que o usuário tenha aulas diárias, através de vídeos e de todos os assuntos que precisa para o vestibular.
4 – Duolingo
O Duolingo é um aplicativo de idiomas gratuito em que você pode aprender inglês, espanhol, francês, alemão, italiano ou esperanto. As lições são organizadas como pequenas fases, para que o usuário se sinta em um jogo. O participante perde uma vida quando erra e ganha pontos quando completa uma lição. As atividades envolvem o domínio da leitura, escrita, fala e compreensão de um idioma.
5 – Flat Tomate
Se você tem dificuldades para se concentrar durante um longo período de tempo nos estudos, o Flat Tomate pode ser muito útil e tornar sua rotina mais produtiva.
Baseado na técnica Pomodoro, que já foi mencionada aqui no blog como uma ótima estratégia de estudo, o aplicativo determina um tempo de 25 minutos de foco na sua atividade e, ao acabar, determina mais 5 minutos de tempo livre, que você pode usar para fazer um exercício, alongamento, ou qualquer outra atividade que o ajude a relaxar.
6 – AppDetox
Como o próprio nome sugere, esse aplicativo ajuda a diminuir o uso de aplicativos móveis e a fazer uma desintoxicação digital. No App Detox o usuário define as regras e o tempo que poderá passar diariamente em cada aplicativo do celular. Se você, por exemplo, percebe que fica longos períodos no WhatsApp, pode estipular um limite máximo de tempo e receber notificações quando exceder esse limite.
7 – Ferramentas do Google
Se você é estudante da Unidavi, faça uso de todas as ferramentas que o Google For Education oferece, como Gmail, Google Drive, Google Agenda e Google Site, por exemplo.
O Google for Education possui todas as ferramentas do Google adaptadas para o contexto das instituições de ensino. Dessa forma, você pode usar o Gmail para o gerenciamento de mensagens, o Google Drive para criação e compartilhamento de arquivos e o Google Agenda para marcação de datas importantes.
Gostou da nossa lista? Então não perca tempo e explore todas essas ferramentas para tornar a rotina de estudos muito mais produtiva e prazerosa.