Clínica de Fisioterapia da Unidavi integra projeto internacional sobre Covid Longa

Escrito por admin.arealocal

22/01/2024

A coordenadora da Clínica de Fisioterapia da Unidavi, Prof.ª Dr.ª Josie Matsuda, está participando da pesquisa ”A Covid Longa no Brasil: um estudo etnográfico sobre o reconhecimento e as políticas de cuidado de uma síndrome pós-viral” (Chamada CNPq/Ministério da Saúde 21/23), coordenada pelo Prof. Dr. Jean Segata, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS-UFRGS).

A pesquisa aborda a Covid Longa a partir das perspectivas dos trabalhadores da saúde, daqueles que lutam pelo seu reconhecimento por meio de movimentos sociais e das pessoas que vivem a doença em seus corpos e cotidianos. Ela analisa os diferentes significados, experiências e formas de convivência com a doença, no contexto do que convencionalmente se chama de ”impacto social da pandemia”. No entanto, a pesquisa enfoca especialmente a invisibilidade e as políticas de cuidado e reconhecimento da Covid Longa.

Este estudo faz parte da Rede Covid-19 Humanidades MCTI, coordenada pelo professor Segata, e será realizado em colaboração no Brasil com a Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Unidavi e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na França, envolverá a Université de Paris 1 – Sorbonne Panthéon, a Université de Toulouse III Paul Sabatier e o Centre de Recherche Médecine, Sciences, Santé, Santé Mentale, Société (Cermes3). Nos Estados Unidos, contará com a participação da School of Public Health, da Harvard University.

Unidavi, se for pra fazer, que seja pra valer!

© Direitos de Cópia 1999 - 2025. UNIDAVI Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por UNIDAVI.

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.