Cinco dicas de como trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Muitas pessoas que cursam uma graduação ou pós-graduação precisam conciliar os estudos com o trabalho. Além de uma necessidade financeira, o estágio ou o trabalho remunerado podem ser experiências importantes para a vivência de mercado e aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Entretanto, sem planejamento e organização a jornada dupla pode acarretar cansaço físico e problemas emocionais. Para não precisar abrir mão de nenhuma das duas atividades e conseguir executá-las com sucesso, preparamos cinco dicas. Confira:

1 – Estabeleça um planejamento

O primeiro passo é se organizar. E isso implica estabelecer um cronograma de atividades e estudos e cumpri-lo. É o que faz a acadêmica da segunda fase do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Unidavi, Jaqueline Antunes Fogaça. “É preciso se organizar e ter muita disciplina, porque é muito difícil. Ainda mais tendo como rotina acordar às 6h e voltar para casa às 23h, que é o meu caso. Então você precisa organizar almoço, café da manhã, café da tarde, e vir para a universidade à noite. E ainda tem que estabelecer o horário para estudo”, afirma ela. 

O acadêmico Gabriel Artur Fachini, que está na quarta fase do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Unidavi, explica como foi o processo de adaptação para conseguir conciliar estudo e trabalho. “Foi algo bem complicado no início, principalmente quando eu fazia o curso de Administração ainda em 2015. Mas logo eu adquiri o hábito de organização e planejamento e passei a ter agendas. Primeiro adotei uma agenda física, depois fui para a digital e agora o que mais tem me ajudado, pelo método, é o planner semanal. Eu tenho há um ano um planner e ele auxilia bastante principalmente na parte de tarefas e funções. Geralmente eu faço a minha organização do planner todo sábado eu tiro uma hora para definir o que eu vou fazer na próxima semana. Depois confiro”, garante Gabriel.

Gabriel Artur Fachini, acadêmico do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Unidavi

2 – Otimize o tempo

Diante de todos os compromissos relacionados ao trabalho e aos estudos, pode ser fácil perder o foco e ter a sensação de que não será possível entregar todas as atividades dentro dos prazos. Para evitar esse tipo de preocupação, otimize seu tempo e defina momentos para realizar cada tarefa. 

Jaqueline Antunes Fogaça, acadêmica do curso de Tecnologia em Produção Multimídia da Unidavii

“Além de estudar nos finais de semana, durante a semana eu utilizo pelo menos uma hora para dar uma olhada nas atividades e tentar fazer alguma coisa. Aproveito o tempo livre que me sobra das duas horas do almoço. Então é uma rotina: todo dia, pelo menos aquela uma hora, tiro para olhar os e-mails da faculdade, rever os conteúdos e sanar dúvidas com os professores”, ressalta Jaqueline. Assim, de acordo com a acadêmica, ela consegue ler os conteúdos das disciplinas e ir mais preparada para a sala de aula. 

3 – Adote uma estratégia de estudos

Outra dica importante é criar estratégias para desenvolver os estudos e tarefas. E essas estratégias são bastante pessoais. Dessa forma, cada acadêmico precisa descobrir qual o melhor método para si.  

“Para finais de semana deixo pendentes os conteúdos mais pesados, como os exercícios da matéria de Metodologia ou os de edição de vídeo, que são atividades mais demoradas ou que demandam criatividade. Faço elas no final de semana pois é o momento em que  eu vou estar mais livre, no conforto e silêncio da minha casa e que pode ser mais propício para esse tipo de atividade” esclarece a acadêmica Jaqueline.

“Como grande parte da minha ocupação profissional implica desenvolver atividades durante a semana, eu deixo as tarefas e estudos do curso para o final de semana ou para a noite. E, geralmente, eu organizo as tarefas em urgências e não urgências, pois às vezes há projetos para entregar para o próximo dia, próxima semana ou mês. É preciso pensar em todas essas questões na hora de se planejar”, afirma o estudante Gabriel.

Outra estratégia criada pela acadêmica Jaqueline é o uso de marcadores e lembretes pela casa e materiais de estudo. “Eu amo papéis adesivos, então tem papel adesivo em tudo e em todos os lugares da minha casa. Além disso, sou muito esquecida, então preciso fazer anotações. Então essa é uma estratégia de estudo que funciona para mim”, destaca Jaqueline.

4 – Faça uso das tecnologias

O acadêmico Gabriel Artur Fachini utiliza o Google Agenda para organizar a rotina

Com o avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s), são várias as ferramentas disponíveis que podemos usar para facilitar o nosso dia a dia. Uma delas é o Google Agenda, um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa Google. Com ele, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos e compartilhar a programação com outras pessoas. 

“Eu utilizo agenda física e também a agenda do Google, que me ajuda muito. Nela conseguimos criar um cronograma dos compromissos a serem feitos e para mim é importante ter um cronograma estabelecido”, explica a acadêmica Jaqueline. “Também uso a Agenda do Google porque ela é bem prática e traz as notificações”, destaca o estudante Gabriel.

Outra ferramenta disponível é o Trello, um aplicativo de gerenciamento de projeto baseado na web, e indicado para quem precisa organizar atividades por ordem de importância ou de realização. Com ele, é possível, por exemplo, organizar as tarefas em feitas, em andamento ou para fazer. Todas essas plataformas podem ajudar a tornar sua rotina ainda mais organizada e produtiva.

5 – Tenha foco

Por fim, mesmo que surjam imprevistos ou que o cansaço chegue, não esqueça das suas metas e procure manter o foco. “Nem sempre vamos estar motivados. Além disso, todo mundo tem muitos problemas externos e isso atrapalha muito na vida profissional e acadêmica. Nesses momentos, eu sempre penso que eu quero muito terminar esse curso, que é algo importante pra mim, e que eu preciso me dedicar ao máximo. Então eu busco esquecer os problemas e focar no que precisa ser feito.  Eu acredito nisso, que nós precisamos ter a nossa meta bem definida e correr atrás dela”, destaca Jaqueline.

Além disso, é importante lembrar também de todos os benefícios que a graduação pode trazer: como conhecimentos a serem aplicados no dia a dia profissional bem como a criação de um amplo networking.  

“O mais legal da universidade é que você consegue ter contato com muitas pessoas e essa interação é extremamente construtiva. Você arruma jobs, faz amizades, o pensamento vai mudando, porque conforme você vai conhecendo as pessoas você também vai apreciando outros pensamentos e adquirindo muito conhecimento, seja com os professores ou com os colegas. E essa troca de ideias favorece o crescimento profissional. Eu digo por experiência: o que eu aprendi no curso de Produção Multimídia eu apliquei na minha profissão. Então eu consegui conciliar o meu trabalho com o curso que eu estou fazendo” afirma Jaqueline.

“O estudo e o trabalho podem se complementar, e isso é muito bom. Às vezes o que eu aprendo em sala de aula eu posso exercer no outro dia no trabalho”, complementa Gabriel. Por isso, não perca tempo. Coloque essas ideias em prática e veja como você se tornará muito mais produtivo e organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.