Quatro benefícios de ter seu filho em uma escola nos primeiros anos de vida

Muitos pais ficam na dúvida sobre qual a idade ideal para colocar as crianças em um ambiente escolar e se tal inserção seria realmente necessária nos primeiros anos de vida dos pequenos. Por lei, no Brasil, as crianças precisam estar matriculadas na escola a partir dos quatro anos. Mas de acordo com especialistas, a primeira idade  – que vai de 0 a 3 anos – é uma das fases mais importantes para o desenvolvimento social das crianças e o espaço escolar, já nesse período, pode impactar positivamente no desenvolvimento dos pequenos. Por isso, no texto abaixo, mostramos quatro benefícios de ter seu filho em uma instituição de ensino desde cedo.

1 – Socialização

No espaço escolar as crianças desenvolvem desde cedo a socialização (Na foto, crianças do Colégio Universitário Unidavi)

De acordo com a diretora do Colégio Universitário Unidavi – cuja Educação Infantil recebe crianças a partir de um ano de idade – professora Angela Elisabeth Rutzen, um dos principais aspectos a serem destacados como benéficos para as crianças inseridas em um ambiente escolar é a socialização. “Todo ser humano é um ser social. Então, a criança vai aprender quando ela interage com outra criança. Até nas dificuldades, até no fato de ter que dividir o mesmo espaço, de ter que dividir o brinquedo, de ter que dividir a professora. Ela já começa esse processo de aprendizado”, explica a diretora. 

Assim, a criança que, desde cedo, inicia esse convívio diário com outras crianças pode ter mais facilidade para entender e se colocar no lugar do outro, criando um sentimento de empatia.

2 – Ganhos pedagógicos 

O trabalho pedagógico leva a criança a um processo intenso de descoberta (Na foto, crianças do Colégio Universitário Unidavi)

Outro aspecto a ser mencionado são os ganhos pedagógicos.O ganho pedagógico é tudo que você desenvolve com a criança para que ela atinja aquilo que precisa ser atingido até o final de cada ano letivo. Aqui na Educação Infantil do Colégio Universitário Unidavi as atividades são planejadas para desenvolver as habilidades que são necessárias em cada idade, dentro do que está previsto na nossa proposta pedagógica e no Projeto Político-Pedagógico (PPP). Em cima disso é que são idealizados o plano de ensino, os planos de aulas e as atividades. Por mais que você perceba que a criança está bem livre, cada atividade e, até o brincar, são direcionados e observados”, explica a diretora Angela.

Dessa forma, a Educação Infantil apresenta um trabalho pedagogicamente pensado para o desenvolvimento integral das crianças, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e socioculturais. O que leva a criança a um processo intenso de descoberta e de grande crescimento, propiciando uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro da criança.

3 – Rotina e alimentação

A rotina é outro ganho para os pequenos que frequentam um espaço escolar (Na foto, crianças do Colégio Universitário Unidavi)

O estabelecimento de uma rotina e a alimentação planejada são outra vantagem que o espaço escolar traz para os pequenos. No Colégio Universitário Unidavi, por exemplo, o dia a dia das turmas é muito bem pensado.O nosso cronograma se dá por projetos que construímos juntas. Claro que esses projetos partem da realidade das crianças também, do que elas trazem como dúvida e questionamento. E dentro desses projetos nós fizemos um planejamento semanal. Então toda segunda-feira os pais chegam e já podem ver em um painel todo o plano da semana para aquela turma”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Universitário Unidavi, professora Lara Regina Sebold Tonet.

No que diz respeito à alimentação, uma nutricionista elabora um cardápio bastante flexível e saudável que é apresentado e conversado com as famílias no início de cada ano. “Às 17h, por exemplo, as crianças comem uma fruta. Muitas vezes elas trazem frutas diferentes, acabam dividindo com os amigos, e daí todo mundo acaba experimentando. Mesmo aquele que não come, que não gosta, que diz que não tem o hábito de comer em casa, acaba comendo na escola. E isso é uma forma também de apresentar esse alimento, de mostrar que isso realmente é saudável e faz bem para eles”, ressalta a professora Lara.

4 – Desenvolvimento das habilidades socioemocionais

A Educação Infantil também desenvolve nas crianças as habilidades socioemocionais (Na foto, crianças do Colégio Universitário Unidavi)

Há ainda que se destacar o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como um fator de destaque para as crianças que estão na escola. “A tolerância à frustração, por exemplo, é uma habilidade fundamental que a criança adquire aqui. A partir do momento em que ela estiver dentro de uma escola, ela vai ter que dividir o adulto com mais crianças. E vai desenvolver, do jeitinho dela, às vezes com muita dificuldade, às vezes de uma forma mais simples, essa tolerância à frustração, de não ter as necessidades atendidas na hora, já que a criança quer tudo de imediato”, explica a diretora Angela. 

Ela ainda salienta como essa habilidade vai ser importante na vida adulta. “A gente pode pensar que isso não é nada. Mas é muito. Porque quando você fala dessa questão socioemocional, se formos olhar os adultos que hoje estão no mercado de trabalho, percebemos que muitas vezes eles são contratados pela competência e são dispensados pela falta de habilidade emocional para conseguir se integrar naquele grupo, naquela equipe. Ou seja, o problema não é técnico. É competência emocional”, finaliza ela. 

Cuidado com a acolhida e  adaptação

Para que a criança se sinta segura e feliz dentro do ambiente escolar e possa aproveitar todos essas vantagens, é preciso cuidado com o momento da acolhida e adaptação.

“Os pais, às vezes, chegam bastante inseguros e não compreendendo muito bem qual será a função da escola. Então fazemos todo um trabalho com os pais, explicando como  é a rotina e o que vai ser desenvolvido com os pequenos. Temos bastante cuidado também com a adaptação, porque muitas vezes as crianças que ainda não frequentaram um espaço escolar chegam aqui e choram. Então já temos um acordo com os pais: eles ficam aqui na primeira semana uma hora e meia a duas horas, saem, e depois voltam para buscar os filhos. O objetivo é que essa adaptação aconteça de forma calma, tranquila, não frustre a criança e ela não tenha nenhum tipo de rejeição com a escola. Além disso, os pais, quando saem daqui, precisam ter total confiança na escola”, explica a professora Lara.

Essa compreensão sobre os objetivos da Educação Infantil e os benefícios que ela traz aos pequenos pode ajudar os pais a entenderem que o espaço escolar, nos primeiros anos de vida, vai muito além do brincar. 

“Muitos pais ainda pensam que a Educação Infantil é um espaço onde apenas se vai cuidar do filho. E não é assim. Aqui nós vamos trabalhar com a criança muitos aspectos que futuramente vão refletir muito no desenvolvimento dela e na forma que ela vai crescer. Porque vamos orientar e auxiliar, mostrando o que é certo, mostrando o que é errado, e ensinando muitas outras coisas”, finaliza a professora Lara.

Diante de tantos benefícios, que tal não perder tempo e se programar para matricular seu filho na Educação Infantil? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.