Universidade de Brasília e Colégio Unidavi juntos no Semillero Brasil

Escrito por Universo Unidavi

25/06/2025

Compartilhamento de experiências. Descobertas e saberes que aguçam novas perguntas e curiosidades. Diálogos com diversas fontes e espaços de aprendizagem. Produção de registros escritos e desenhos, organizados no Caderno de Pesquisa e/ou expostos em murais. Todo esse universo está presente no PROJETO DE EXTENSÃO SEMILLERO BRASIL, desenvolvido entre a Universidade de Brasília (UNB) e o Colégio Universitário Unidavi.

Por meio dele acontecem as “Trilhas Investigativas Próprias das Infâncias”, nas quais estão inseridas as turmas do Integral (que atende alunos de 6 a 10 anos, no período vespertino) e o Grupo Estudantil de Iniciação Científica (GEIC). Nesse núcleo, conhecido como: “Semillas Encantadas: grandes curiosos e pequenos cientistas”, as atividades buscam uma abordagem dialógica ao proporcionarem projetos de investigações – nos quais os estudantes são protagonistas e os professores coinvestigadores.

A intenção é favorecer a troca de conhecimentos a partir de perguntas e da curiosidade espontânea. Assim, torna-se possível a articulação entre teoria e prática da pesquisa e, portanto, o enriquecimento do processo de ensino e de aprendizagem.

“Reforçar a continuidade das parcerias é essencial para manter o processo de desenvolvimento, destacando a importância das pesquisas desde a infância, pois ampliam as bases de conhecimento e contribuem para uma formação mais significativa”. Profª Paula F. da Silva Tomazonni / Participante do Projeto/Colégio Unidavi

“Essa prática educativa valoriza as especificidades dos estudantes, e desafia paradigmas que historicamente marginalizam os saberes próprios da infância. A pesquisa se torna um processo educativo para fomentar o pensamento crítico e a autonomia, permitindo que ressignifiquem suas experiências em um mundo em constante transformação”. Profª Dra. Sandra Aparecida dos Santos / Diretora Colégio Unidavi

 

PROJETO SEMILLERO BRASIL

O QUE É?

Surgiu em 2015, na Universidade de Brasília. Se configura como espaço de encontro, discussão, ação, transformação e troca entre a comunidade – de autoformação docente e discente básica comprometida com uma educação social e de re-existência.

OBJETIVO

Possibilitar a experiência de criação de uma prática docente reflexiva, crítica e solidária, alicerçada em debates, execução de projetos, cursos, participação e organização de encontros e trabalhos marcados pela presença das comunidades e das infâncias.

COMO ACONTECE

Ao longo do ano letivo de 2024, diversas temáticas de interesse do grupo foram exploradas, como: a origem das cidades, casos criminais, flores, plantas medicinais, programação de computadores, cores dos olhos humanos, tinturas naturais, raças de gado, Coreia do Sul, alimentos regionais, dengue, handebol, Minecraft, astronomia, depressão na adolescência, ornitorrinco e exército. As pesquisas incluem visitas aos laboratórios de informática, conversas com especialistas, produção de registros escritos, desenhos e diálogos, envolvendo todos no processo. As investigações e seus resultados são compartilhados no “Círculo de Partilha do Semillero Brasil” e com a comunidade escolar.

Assim, o Projeto de Extensão tem importância relevante para o desenvolvimento da pesquisa, tanto para os estudantes como para o professor. E, além de integrar as universidades, permite o desenvolvimento dos aspectos sociais e culturais.

© Direitos de Cópia 1999 - 2025. UNIDAVI Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por UNIDAVI.

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.