Projeto auxilia pacientes oncológicos

Escrito por Universo Unidavi

16/01/2026

“Eu cuido de mim. Eu abraço minha força. Eu floresço a cada dia”. É assim, com palavras, ações e sorrisos apoiadores, que o curso de Nutrição desenvolve um projeto durante todo o ano. O “Avaliação da sarcopenia em pacientes oncológicos” reúne professores, acadêmicos e membros da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), de Rio do Sul/SC.

 

A atenção da equipe está relacionada à desnutrição e à perda de massa muscular, frequentes e com efeito negativo sobre o resultado clínico em pacientes com câncer. Essas duas condições podem ser motivadas por ingestão alimentar inadequada, diminuição da atividade física, alterações catabólicas e distúrbios metabólicos – o que impacta negativamente a função física e a tolerância ao tratamento.

 

Portanto, devido à crescente ocorrência de déficits nutricionais e distúrbios metabólicos, como a sarcopenia, o projeto objetiva: proporcionar qualidade de vida, através de aconselhamento dietoterápico e condutas direcionadas às pessoas com maiores riscos nutricionais. O desenvolvimento de receitas e oficinas culinárias é outra estratégia para auxiliar aqueles que desejarem e não tiverem contraindicações.

 

COMO ACONTECE

Participam do projeto cerca de 25 pacientes adultas com diagnóstico de da doença, em tratamento e acompanhamento na Rede Feminina de Combate ao Câncer. No primeiro semestre/2025 foram realizadas reuniões para apresentação e organização do cronograma das visitas e atividades; entendimento da coleta, análise e tabulação dos dados, além da revisão de literatura relacionada à desnutrição e sarcopenia.

 

Já, no segundo semestre de 2025, foram realizadas atividades de educação nutricional às pacientes, pesquisa, desenvolvimento e testes de receitas proteicas (sorvete/mousse/gelatina), que auxiliam na prevenção e recuperação da sarcopenia, e oficinas práticas denominadas: “A importância da alimentação saudável na rotina do paciente oncológico”. Ocorreram, ainda, períodos de aconselhamento dietoterápico. Ao final do projeto ocorre a entrega do material com as sugestões de receitas para todos os pacientes.

 

Sarcopenia – o que é?

Doença progressiva e generalizada da musculatura esquelética.
Pode ocorrer com o avanço da idade; com uma série de condições de longo prazo e/ou como consequência de outras doenças, como o câncer.
Está associada a resultados adversos na saúde e na função muscular, incluindo mobilidade prejudicada, aumento de morbidade e mortalidade.
Pode estar presente entre 20 e 70% dos pacientes, dependendo do tipo de tumor e da definição de sarcopenia usada.

 

PROJETO DE EXTENSÃO

AVALIAÇÃO DA SARCOPENIA EM PACIENTES ONCOLÓGICOS

 

OBJETIVOS

  • Garantir que a perda de massa muscular evitável não influencie para a mortalidade, morbidade e internação hospitalar prolongada.
  • Proporcionar qualidade de vida através de aconselhamento dietoterápico e desenvolvimento de receitas.

 

QUEM PARTICIPA

Profª Juliana Soares do Amaral Piske – Orientadora
Acadêmicos de Nutrição/Unidavi
Rede Feminina de Combate ao Câncer

 

PÚBLICO-ALVO

Pacientes acima de 18 anos, com diagnóstico de câncer, em acompanhamento pela Rede Feminina.

 

LOCAL

Rede Feminina de Combate ao Câncer
Campus Unidavi Rio do Sul

 

“O projeto busca minimizar os impactos negativos no estado nutricional e comportamento alimentar. Assim, nos permite monitorar parâmetros relevantes para intervenções e prevenção a déficits excessivos durante o processo de tratamento oncológico”. Profª Juliana Soares do Amaral Piske – Nutrição/Unidavi

© Direitos de Cópia 1999 - 2025. UNIDAVI Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por UNIDAVI.

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.