Laboratório Multiusuários – Pesquisa, inovação e desenvolvimento regional
O Alto Vale do Itajaí recebeu um novo espaço para a promoção do avanço científico, inovação e desenvolvimento regional.
A Unidavi inaugurou, em março, o Laboratório de Imunotoxicologia (Unilabor) no campus Rio do Sul, que permite uma grande variedade de análises e pesquisas avançadas em imunologia e toxicologia.
O projeto foi viabilizado com investimentos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Programa MultiLab SC, da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e integra uma rede de Laboratórios Multiusuários distribuídos pelo Estado.
“Nesse primeiro momento esse Laboratório foi pensado para conduzir projetos de pesquisa básica e científica até a mais avançada, que auxiliarão na saúde pública. É possível, ainda, usar a estrutura para criar parcerias nacionais e internacionais para avaliação de toxicidade de novas moléculas, ampliação de diagnósticos e implementação de terapia personalizada”. Profª Dra. Cristina Bichels Hedera / Coordenadora do Projeto e do Laboratório
“A Fapesc e o Governo do Estado têm auxiliado muito as instituições catarinenses. Só se consegue fazer pesquisa se houver o envolvimento do governo, do setor produtivo e da universidade. Acreditamos que possibilitar essa integração, com ações que beneficiem toda a sociedade, é o verdadeiro papel de uma instituição de ensino superior”.
Alcir Texeira / Reitor Unidavi
COMO ACONTECE
O Laboratório de Imunotoxicologia foi estruturado para atender demandas do Alto Vale, potencializando as pesquisas internas; estudos de outras instituições catarinenses e prestação de serviços a empresas e entidades. Os equipamentos foram adquiridos de líderes globais no mercado da pesquisa científica e permitirão uma ampla diversidade de análises, tanto com células como com tecidos obtidos de amostras de animais, de humanos, de plantas, do ambiente e/ou do solo. Uma proposta inicial, por exemplo, objetiva a investigação dos efeitos adversos da exposição a agrotóxicos em trabalhadores rurais do Alto Vale.
“Essa iniciativa ampliará a capacidade de Santa Catarina de analisar e abordar temas de grande demanda social. Este e outros espaços viabilizados pelo programa MultiLab SC estão alinhados à visão do governador Jorginho Mello, de olhar para as demandas regionais e buscar soluções por meio da tecnologia e da inovação”.
Profº Dr. Fábio Wagner Pinto / Presidente da Fapesc
LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
São destinados ao uso compartilhado entre universidades, empresas e pesquisadores catarinenses. Impulsionam pesquisas fundamentais para a saúde pública, sustentabilidade e biodiversidade. Foram viabilizados com fomento do edital 15/2023 – Programa de Estruturação Acadêmica para Laboratórios Multiusuários dedicados à Pesquisa Avançada no Estado de Santa Catarina, desenvolvido pela Fapesc. O edital concedeu cerca de R$ 111 milhões para estruturar laboratórios de pesquisa avançada em universidades de todas as regiões do Estado. Foram selecionados 50 projetos de 19 instituições de ensino superior das seis mesorregiões catarinenses.