Grupo de Pesquisa: da iniciação científica ao doutorado

Escrito por Universo Unidavi

19/01/2026

Durante a Graduação, os acadêmicos têm a oportunidade de participar de diferentes atividades, projetos e ações inter e extraclasse que envolvem não só Ensino, mas também Pesquisa e Extensão. Na Unidavi, a pesquisa acontece com o estímulo a bolsas de Iniciação Científica, contempladas em edital por meio da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propexi).

 

Dessa forma, a Iniciação Científica destaca-se como um elemento transformador na formação acadêmica. Mais do que uma experiência, constitui-se um espaço de aprendizado, descobertas e crescimento pessoal e profissional.

 

Assim, a cada ano, diferentes Grupos de Pesquisa são contemplados para ampliarem vivências e aprendizagens. E, foi dentro deste contexto que, em 2013 foi criado o Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Física (TEPPEF), do curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado).

 

O Grupo se destaca pelos inúmeros projetos que permitem ao acadêmico aperfeiçoar sua formação com atividades para além da carga horária obrigatória. Assim, desenvolvem competências diversas daquelas da sala de aula, como: perfil investigativo; desenvolvimento da escrita científica; participação em eventos com apresentação de trabalhos; publicações em revistas científicas; aprofundamento de questões teóricas em determinadas temáticas, bem como, formação continuada.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

 

A professora Mestra, Carolina Machado de Oliveira, líder do Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Física (TEPPEF) conta que, a partir do contato inicial com o universo da pesquisa, os estudantes são engajados na formação continuada, como Mestrados e Doutorados.

 

E foi isso que fez a egressa Franciane Maria Araldi, que defendeu sua tese de Doutorado, intitulada “Desenvolvimento Profissional na Docência Universitária em Educação Física”, em julho/2025. Ela é também docente na Unisul e na UDESC.

 

Em 2022, professora e aluna se reencontraram no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), para cursarem juntas o Doutorado, no qual  Carolina está em fase de conclusão.

 

A também Mestre, e agora Doutora em Ciências do Movimento Humano, Franciane Araldi, fala sobre a importância que o Grupo de Pesquisa teve em sua trajetória.

 

INCENTIVO

 

“A experiência com a Iniciação Científica no TEPPEF foi decisiva para a minha formação. Ter a oportunidade de integrar um Grupo de Pesquisa já nos primeiros semestres da Graduação possibilitou compreender a relevância da investigação acadêmica para a área da Educação Física e, ao mesmo tempo, fortalecer o interesse pela docência universitária. A pesquisa contribuiu para o desenvolvimento da capacidade crítica, para a aprendizagem da sistematização do conhecimento e para o diálogo com diferentes realidades. O incentivo recebido para participar de eventos científicos ampliou minha visão sobre o meio acadêmico e abriu caminhos à realização do Mestrado e do Doutorado.”

 

PERCURSO

 

“Hoje, tenho a alegria de dizer que a professora (Carolina) que me motivou naquele início de trajetória no TEPPEF tornou-se minha parceira de pesquisa, agora no Doutorado. Juntas, seguimos construindo conhecimento, fortalecendo nossa atuação na área da Educação Física e comprovando o quanto a inspiração, o apoio institucional e o engajamento acadêmico podem transformar sonhos em realizações concretas. O Doutorado representa um momento de aprofundamento e consolidação do percurso iniciado na Unidavi. Nesse percurso formativo, as investigações ganharam maior complexidade, abrangendo diálogos com diferentes referenciais teóricos e ampliando as conexões com pesquisadores nacionais e internacionais. O envolvimento em redes de cooperação científica, a participação em eventos e a publicação de artigos em periódicos qualificados são experiências fundamentais para compreender a Educação Física”.

 

 


 

“Foi no TEPPEF que nasceram as inquietações e os primeiros questionamentos que se desdobraram em temas de investigação mais amplos. A Iniciação Científica, o Mestrado e o Doutorado se articulam em um processo contínuo de formação docente e de consolidação da identidade profissional, sempre marcada pelo compromisso com a educação, com a escola e com a valorização da profissão em Educação Física. O incentivo da bolsa é imprescindível para apoiar e encorajar o acadêmico nesta caminhada”.

 

Profª M.e Carolina Machado de Oliveira – líder TEPPEF/Educação Física/Unidavi

 


 

Grupo de Pesquisa Teorias e Práticas Pedagógicas em Educação Física (TEPPEF)

Líder: Profª M.a Carolina Machado de Oliveira
Vice-líder: Profº Dr. Júlio César Nasário

 

PROJETOS

> O ensino de lutas na Educação Física Escolar: a percepção dos alunos sobre o conteúdo (2025).
> O ensino de lutas na Educação Física Escolar: a formação continuada (2024).
> O ensino de lutas na Educação Física Escolar: o desenvolvimento do conteúdo na região do Alto Vale do Itajaí (2023).
> Inquietações sobre os Jogos Escolares de Santa Catarina – JESC (2018).
> Em busca do perfil dos professores de Educação Física Escolar da cidade de Rio do Sul: formação continuada e outras intervenções (2017).
> Em busca do perfil do professor de educação física escolar da cidade de Rio do Sul: refletindo sobre suas práticas didático-pedagógicas (2014-2016).
> Por uma ressignificação da prática didático-pedagógica do esporte (2013).

© Direitos de Cópia 1999 - 2025. UNIDAVI Todos os Direitos Reservados Desenvolvido por UNIDAVI.

Visão Geral da Privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.