Pesquisa propões entender desafios e padrões alimentares de crianças autistas
A seletividade alimentar está presente entre crianças com autismo e se manifesta pela preferência a determinados alimentos, pela recusa a outros e pela sensibilidade a texturas, sabores, cores e odores. Esse comportamento pode levar a um desequilíbrio nutricional e resultar em deficiências de micronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento saudável.
A partir dessas preocupações, pesquisadores do curso de Nutrição buscam compreender os padrões alimentares específicos desse grupo, a fim de desenvolver estratégias eficazes para minimizar tais impactos. Por meio do projeto: “Hábitos alimentares e estado nutricional de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): desafios, padrões alimentares e estratégias nutricionais para promoção da saúde” visam promover a inclusão alimentar e a melhoria na saúde e qualidade de vida.
O objetivo é realizar intervenções, junto a integrantes da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual e Múltiplas (AMA-AFADI), de Rio do Sul/SC, que envolvem educação alimentar, exposição progressiva a novos alimentos e adaptações sensoriais.
COMO ACONTECE
As atividades iniciaram em março/2025 com reuniões de apresentação, organização e definição do cronograma do projeto junto à AMA-AFADI. Seguiu-se, assim, o desenvolvimento da anamnese (entrevista clínica) e avaliação antropométrica (que analisa a composição corporal e o estado nutricional individualizado) de cerca de 10 crianças participantes, além do envio do questionário EBAI (Escala Brasileira de Alimentação Infantil) aos responsáveis.
A coleta de dados abrange aspectos clínicos, nutricionais e comportamentais das crianças, além da percepção dos familiares em relação ao hábito e consumo alimentar.
Durante os encontros são realizadas atividades lúdicas interativas de educação nutricional, degustação e oficinas culinárias com diferentes formas de preparo. Este trabalho visa estimular uma alimentação mais variada e uma maior aceitação alimentar. A intenção é auxiliar os cuidadores na introdução de novos alimentos, na redução da seletividade alimentar e na promoção de um ambiente alimentar mais positivo para as crianças com TEA.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) O QUE É?
Trata-se de uma condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades na comunicação e na interação social, bem como por padrões repetitivos de comportamento. O TEA requer uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais da saúde e da educação, bem como a participação ativa da família.
PROJETO DE PESQUISA
“HÁBITOS ALIMENTARES E ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS, PADRÕES ALIMENTARES E ESTRATÉGIAS NUTRICIONAIS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE”
OBJETIVOS
> Analisar os hábitos alimentares e o estado nutricional, identificando os desafios enfrentados, os padrões específicos observados e as principais estratégias nutricionais a serem aplicadas na melhoria da alimentação e bem-estar.
> Buscar evidências científicas que auxiliem na formulação de abordagens mais eficazes no enfrentamento dos desafios alimentares por crianças com TEA.
> Criar estratégias personalizadas e baseadas em evidências para melhorar a qualidade de vida e apoiar a saúde física e emocional.
QUEM PARTICIPA
Profª Mariane Vilella Luchiari Garcia – orientadora
Acadêmicos do curso de Nutrição/Unidavi
PÚBLICO-ALVO
Crianças com diagnóstico de TEA, grau I e II.
LOCAL
Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo e Deficiência Intelectual e Múltiplas (AMA-AFADI) Rio do Sul
Campus da Unidavi – Rio do Sul
“A compreensão dos hábitos alimentares de crianças com autismo e a identificação dos padrões mais comuns são essenciais para a aplicação de intervenções nutricionais adequadas ao desenvolvimento saudável”.
Profª Mariane Vilella Luchiari Garcia – Nutrição/Unidavi
MAIS SOBRE PROJETOS
Aprovados em edital interno da Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação (Propexi/Unidavi) vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Nutrição e Saúde (NEPANS/Unidavi).
O Núcleo visa agregar a experiência, atualização e aperfeiçoamento em diferentes departamentos, setores e profissionais através de atividades de Pesquisa e Extensão, de caráter multidisciplinar, voltadas à manutenção da saúde e prevenção a doenças.
As ações dos projetos contribuem para o desenvolvimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS/3) da Organização das Nações Unidas (ONU) que visa assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
“Os projetos proporcionam aos acadêmicos aprendizado teórico e prático, humanização e desenvolvimento de competências inerentes ao profissional nutricionista. Também, atendem aos objetivos para o desenvolvimento sustentável, presentes no Plano Pedagógico do Curso”.
Profª Me. Sarita Martins Camiña Reinicke – Coordenadora Nutrição/Unidavi