Práticas Multidisciplinares: Cursos integrados e diferentes habilidades
A colaboração entre arquitetos e engenheiros civis é fundamental para o sucesso de qualquer projeto, seja de arquitetura ou de engenharia. Por mais que cada profissional desempenhe parte do trabalho, é na integração das diferentes habilidades que um bom projeto arquitetônico ou uma boa obra se completa.
Com essa visão, professores das Unidades Curriculares de Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II e Topografia II, de Engenharia Civil, promoveram uma atividade colaborativa entre os acadêmicos. Trata-se de estudos para elaboração de 29 anteprojetos residenciais unifamiliares em um loteamento, onde a topografia se apresenta com declives e aclives num exercício de desafios aos alunos.
Estudos Integrados permitem que os futuros profissionais compreendam a interdependência entre as áreas, valorizando tanto a precisão técnica quanto a criatividade projetual. Também, reforça-se a importância de diálogos interdisciplinares para o desenvolvimento de soluções arquitetônicas e urbanísticas mais consistentes e viáveis.
Em setembro de 2025, durante um encontro interdisciplinar, acadêmicos de Engenharia Civil apresentaram uma planta topográfica planialtimétrica, com possíveis ajustes na configuração dos lotes. Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, com base no material apresentado, discutiram possibilidades de melhores intervenções topográficas nos lotes.
COMO ACONTECEU
Em um primeiro momento foi proposto o reconhecimento do espaço de trabalho, com uma visita in loco ao Loteamento Jardim Panorama, no bairro Sumaré, em Rio do Sul/SC. Assim, enquanto os alunos da 6ª fase de Engenharia Civil realizaram a medição, parcelamento e o levantamento planialtimétrico dos lotes, para fornecer dados técnicos essenciais sobre a topografia, os da 4° fase de Arquitetura e Urbanismo visitaram a mesma área para entender sobre os acessos viários principais e secundários, questões relacionadas ao entorno, densidades, infraestrutura, formas arquitetônicas existentes na vizinhança, insolação, ventilação e visuais a serem ou não explorados.
Com este primeiro levantamento de dados foram promovidas aulas colaborativas para pensarem em conjunto. Os alunos de Engenharia Civil contribuíram na interpretação da topografia, propostas e soluções de ajustes aos terrenos como: cortes, aterros, taludes e previsões de rampas para acessos de pedestres e veículos. Os de Arquitetura e Urbanismo, com base nas informações obtidas, puderam visualizar melhores soluções projetuais para seus estudos, conforme o objetivo proposto.
A etapa de campo foi desenvolvida utilizando-se uma Estação Total (Cygnus 2SL) e acessórios (tripé, bastões e prismas) para a coleta de pontos e detalhamento topográfico da área. Posteriormente, os dados foram processados no Escritório Modelo das Engenharias, onde os acadêmicos aplicaram o uso de softwares especializados.
“A iniciativa proporcionou ganhos pedagógicos significativos para ambos os cursos. Os acadêmicos de Engenharia Civil aprofundaram conhecimentos na prática em topografia e na elaboração e representação gráfica de projetos topográficos, enquanto os de Arquitetura e Urbanismo receberam informações técnicas essenciais para projetar de forma mais precisa e realista”.
Profª Me Tatiana Bruna Fabian – Arquitetura e Urbanismo/Unidavi
“Para os acadêmicos de Engenharia, a prática integral do fluxo de trabalho de topografia fortalece as competências técnicas e de representação gráfica aplicadas ao contexto real. Para os de Arquitetura, o acesso a uma planta topográfica detalhada e precisa permite projetar com maior precisão, considerar condicionantes do terreno e propor soluções arquitetônicas realistas e condicionadas à topografia”.
Profº Me. Alcir Testoni – Coordenador Engenharia Civil/Unidavi
“A iniciativa reafirma o compromisso com metodologias ativas de ensino e com a formação prática e interdisciplinar dos futuros profissionais. Para ambos os cursos proporciona estímulo à integração curricular, desenvolvimento de habilidades de comunicação técnica e aproximação entre teoria e prática, preparando os estudantes para abordagens profissionais colaborativas”.
Profª Me. Maristela Macedo Poleza – Coordenadora Arquitetura e Urbanismo/Unidavi
PRÁTICAS MULTIDISCIPLINARES
Envolvidos
Profª Me. Maristela Macedo Poleza
Profª Me. Tatiana Bruna Fabian – Arquitetura e Urbanismo
Profº Me. Alcir Testoni – Topografia II
4° fase – Arquitetura e Urbanismo – Unidade Curricular Ateliê de Projeto de Arquitetura e Urbanismo II
6ª fase – Engenharia Civil – Unidade Curricular Topografia II