Projeto analisa perfil de saúde em policiais militares
Uma parceria tem garantido resultados positivos em relação à saúde e bem-estar de uma equipe de segurança pública do Estado. Trata-se do projeto: ANÁLISE DO PERFIL DE SAÚDE EM POLICIAIS MILITARES DE SANTA CATARINA: UM ESTUDO LONGITUDINAL, desenvolvido no curso de Educação Física.
O estudo possibilita traçar e acompanhar os indicadores de saúde no policial militar, obtendo-se dados de sua condição física. Envolve dimensões das aptidões relacionadas à saúde (força/resistência muscular, cardiorrespiratória, flexibilidade e a composição corporal), bem como, de indicadores fisiológicos (frequência cardíaca de repouso e pressão arterial). Avalia, ainda, a prática de atividade física e o desempenho no Teste de Aptidão Física (TAF).
O projeto visa contribuir para o aumento da aptidão física dos envolvidos, já que será possível criar estratégias que possibilitem a adesão e o engajamento dos policiais em atividades físicas no seu cotidiano.
COMO ACONTECE
Militares, de ambos os sexos, que integram a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), especialmente o 13º Batalhão de Rio do Sul/SC, participam do estudo. Os envolvidos são avaliados ao longo do ano, conforme a data de aniversário e mediante cronograma elaborado pelo comando da PMSC.
Atualmente o estudo encontra-se em período de coleta de dados com cerca de 120 policiais já avaliados. Até o final de dezembro de 2025 pretende-se finalizar as análises para confecção de relatórios. A partir de então, se buscará ampliar o alcance do estudo na tentativa de criar um programa de atividade física para esse público, como forma de consolidar a parceria entre a Unidavi e a Polícia Militar.
Outro destaque é a participação de acadêmicos da 5ª fase de Educação Física, matriculados na Unidade Curricular de Atividade Física e Saúde – que podem vivenciar na prática ações que envolvem a atuação profissional, conforme os períodos de coleta de dados.
“A avaliação fornece à corporação elementos que auxiliam na criação de ações e estratégias que incentivem medidas voltadas à prática de atividade física e de cuidado com a saúde. Também, contribuiu para que orientações sejam planejadas para modificar o comportamento daqueles que estejam com níveis de condicionamento físico abaixo do esperado”.
Profº Me Giovane Pereira Balbé – Pesquisador/coordenador do projeto
PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Análise do perfil de saúde em policiais militares de Santa Catarina: um estudo longitudinal
Contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-estar (3º) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (16º).
ENVOLVIDOS
Grupo de Estudos em Atividade Física e Ambiente (GEAFA).
Curso de Educação Física da Unidavi.
Prof. Me Giovane Pereira Balbé – pesquisador responsável/coordenador.
Prof. Me Jhonatan Luiz Soave – Pesquisador voluntário.
Prof. Esp. Almir João Ledra – Pesquisador voluntário.
Ágata Katherine Ledra – Bolsista Iniciação Científica.
Jonas Fernandes Schreiber Bolsista Voluntário.
5ª fase – Educação Física (Bacharelado).
13º Batalhão de Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Rio do Sul/SC.
OBJETIVOS
> Analisar o perfil de saúde em policiais militares de Santa Catarina ao longo dos anos, a partir de 2024.
> Acompanhar o nível de atividade física em policiais militares, no referido período.
> Verificar a aptidão física quanto a composição corporal, flexibilidade, capacidade cardiorrespiratória e força/resistência muscular dos pesquisados.
> Comparar o nível de força de preensão manual.
> Avaliar as condições de saúde quanto às medidas cardiovasculares (pressão arterial e frequência cardíaca de repouso) ao longo do tempo.
LOCAL
Complexo Multiuso da Associação Desportiva Recreativa (ADR/Unidavi), bairro Albertina/Rio do Sul/SC.