Acupuntura se torna aliada na recuperação de pacientes de cirurgia ortopédica
Avaliar o uso da acupuntura no protocolo de reabilitação de cirurgias ortopédicas é outro projeto do curso de Fisioterapia que aborda condições de pós-cirurgia, pesquisa e busca amenizar a situação de dor após o procedimento. Os pacientes envolvidos passaram por procedimento no Hospital Regional Alto Vale, de Rio do Sul/SC e são moradores do Alto Vale.
Na prática, é feito um estudo clínico de intervenção longitudinal com amostra por acessibilidade para criar uma programa de reabilitação ortopédica que envolve acupuntura, eletroacupuntura e laser acupuntura, conforme a condição de cada paciente.
COMO ACONTECE
O principal objetivo é restabelecer a volta rápida e segura de pessoas operadas à sua rotina, promovendo a qualidade de vida, além de diminuir a aplicação de remédios analgésicos. Para que isso ocorra, logo no começo do trabalho, professores e acadêmicos dividem os participantes em três grupos – público que é direcionado ao projeto pela equipe médica do Hospital.
Os pacientes são acolhidos no atendimento fisioterapêutico especializado da Clínica de Fisioterapia, no Campus Rio do Sul/SC. Passam então por triagem, o protocolo de avaliação fisioterapêutica e análise de sinais vitais como a pressão arterial, a frequência cardíaca, além da busca por possíveis alterações fisiológicas. Então, são iniciados os procedimentos de avaliação da dor, feita no início e término de cada sessão, através da Escala Visual Analógica (EVA). A partir daí são organizados em grupos.
A intervenção fisioterapêutica com esses tipos de acupuntura visa a reabilitação rápida do paciente, menos aplicação de medicamentos e procedimentos, acesso igualitário à recuperação. Permite a criação de um programa de Reabilitação Ortopédica pós-cirúrgica ambulatorial na região para que possa atender usuários do SUS.
PROJETO DE PESQUISA
AVALIAÇÃO DO USO DA ACUPUNTURA NO PÓS- CIRÚRGICO ORTOPÉDICO
OBJETIVOS
> Analisar o perfil de dor, a condição e o uso de analgésicos por pacientes pós-cirúrgicos da região atendidos em um programa de reabilitação.
> Treinar uma equipe de atendimento que possa realizar protocolos de reabilitação eficazes.
> Avaliar a percepção da dor pré e pós-intervenção com acupuntura, laser acupuntura e eletroacupuntura.
QUEM PARTICIPA
Profº. M.e Luis Otavio Matsuda, coordenador Fisioterapia/Unidavi
Profª Drª Ana Inês González
Profª Drª Josie Budag Matsuda
Acadêmicos de Fisioterapia
APOIO: FAPESC (EDITAL CP 51/2024 – ACAFE)
LOCAL
Clínica de Fisioterapia – Campus da Unidavi – Rio do Sul/SC.