6 habilidades que serão importantes no mercado de trabalho nos próximos anos

Se você está no mercado de trabalho ou pretende ingressar e quer saber quais habilidades serão importantes para conquistar o seu espaço ou se dar bem em uma entrevista de emprego, por exemplo, fique atento às habilidades destacadas pelo professor do curso de Administração da Unidavi e coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação (GTEC), Prof. M.e Douglas Heinz.

Prof. M.e Douglas Heinz, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento de Incubação (GTEC)

1 – Capacidade de relacionamento interpessoal

De acordo com o professor Douglas, apesar de todas as mudanças que se observa no mundo do trabalho, algumas habilidades continuam sendo importantes. Uma delas é a capacidade de construir bons relacionamentos interpessoais. “Todo profissional precisa ter contatos, fazer networking, trocar informações e conhecer pessoas. E eu acredito que sempre vai ser assim. Tanto que nós temos visto alguns movimentos que visam incentivar as pessoas a largarem um pouco o celular e conversar com outras pessoas, para não perder essa habilidade de interação social ”, explica.

2 – Aperfeiçoamento constante

A segunda habilidade destacada pelo professor é a necessidade de aperfeiçoamento constante. Com o avanço das tecnologias e a rápida mudança do mercado de trabalho, é fundamental que o profissional esteja atento às demandas que vão surgindo na área em que atua. “É preciso estar sempre estudando, aprendendo, aprimorando o conhecimento. Isso sempre foi assim e sempre vai ser”, completa.

3 – Saber trabalhar em equipe

“Você nunca vai trabalhar sozinho. Pelo contrário, sempre vai estar envolvido com outras pessoas. Então, além de ter um bom relacionamento com elas, também precisa saber se comportar de um jeito que o seu conhecimento acrescente para a equipe. Ou seja, eu tenho um conhecimento, você tem um, e quando nós sentamos, discutimos e trabalhamos proativamente, isso cresce. Então nós temos um resultado maior do que aquele que teríamos se cada um trabalhasse individualmente”, esclarece o professor Douglas.

Acadêmicos do curso de Medicina da Unidavi

4 – Visão macro

Além de ter o conhecimento técnico, o profissional do futuro precisa ter uma visão ampla do negócio que está envolvido. “Dentro da empresa, em um emprego, além de ter a noção técnica e dominar aquele conhecimento, você vai ter que ser um pouco generalista, no sentido de entender de tudo. Não vai poder pensar que vai chegar na organização e realizar apenas aquele trabalho específico. Vai ter que entender como a empresa funciona, qual o papel das pessoas e se o seu trabalho pode contribuir para algo que, às vezes, ninguém está pensando. Não tem como ser diferente disso”, explica Douglas.

5 – Saber filtrar informações

“Até então eu citei habilidades que sempre foram importantes e vão continuar sendo. Mas, olhando o que vem pela frente, percebemos novas habilidades surgindo. Estamos em um momento, por exemplo, em que não há mais dificuldade em encontrar a informação. Há informação demais, inclusive. Então uma capacidade que vai ser bem importante é a capacidade de você saber filtrar, ou seja, você saber identificar dentro de um aglomerado de informações disponíveis, aquelas que são úteis para você”, ressalta o docente.

6 – Capacidade de fazer conexões

Por fim, o professor Douglas destaca a capacidade de fazer conexões entre dados dispersos como uma outra habilidade fundamental para os profissionais que estarão inseridos no mercado de trabalho nos próximos anos. “Vai ser muito importante conseguir conectar dados que, às vezes, parecem muito dispersos uns dos outros. Então posso ter duas informações que, num primeiro olhar parecem completamente distintas uma da outra. Mas com uma visão mais apurada eu consigo reconhecer que elas têm alguma coisa em comum e essa conexão pode gerar um conhecimento, uma oportunidade de negócio, algo que acrescente a minha vida profissional e pessoal. Além disso, o conhecimento não precisa mais estar em você. Ele pode estar nos dispositivos, em um banco de dados. E o que importa é a minha capacidade de acessar esse conhecimento quando for preciso e saber utilizá-lo”, complementa. 

Aula no curso de Medicina da Unidavi

Aproveite a graduação para desenvolver essas habilidades 

E que tal aproveitar a graduação para exercitar e desenvolver essas habilidades que serão tão importantes para o seu sucesso profissional? De acordo com o professor Douglas, este pode ser o momento ideal. “São ações simples: não fazer sempre os trabalhos com a mesma equipe, realizar uma leitura complementar ao trabalho, fazer uma atividade extra ou pesquisar por contra própria sobre um assunto que o professor passou. São, às vezes, pequenas atitudes que vão se tornando um hábito e, com o tempo, uma habilidade que você exercita e acaba incorporando”, finaliza ele. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.